SOS ARTE PT tem nova morada!

Depois da Assembleia Geral do dia 12 de Fevereiro de 2020 a nova Associação SOS ARTE PT é legal e tem uma direção. E, claro, tem também um novo sítio online :)


COMUNICADO


A SOS ARTE PT é uma associação de artistas visuais portugueses focada na promoção e defesa dos direitos destes profissionais. Acreditamos que a arte, enquanto parte do tecido cultural das sociedades contemporâneas, constitui um valor de primeira necessidade e que os artistas visuais, enquanto comunidade, constituem um elemento fundamental em qualquer sociedade. 


A SOS ARTE PT nasceu, informalmente, em março do ano passado, fruto da reunião de vários artistas visuais e cidadãos preocupados, unidos, determinados e firmes na resolução dos problemas que esta classe tem atravessado ao longo dos anos e que a atual situação agravou de forma exponencial. Desde então realizaram-se diversas iniciativas, das quais se destaca a exposição Sem Limites, inaugurada no dia 25 de setembro do ano passado, no Fórum da Maia, a qual consubstancia um dos maiores acervos da atividade artística realizada no nosso país em resposta à pandemia. 


A SOS ARTE PT, fortemente comprometida com os direitos dos seus associados, declara o seu compromisso com o Estado de direito democrático e com a Sociedade Civil na construção e reivindicação de melhores condições para os artistas visuais, assumindo o seu papel de parceiro social face aos poderes constituídos, e de instituição de diálogo com todas as entidades no que aos interesses desta classe diz respeito. Apartidária e descentralizada, a Associação pretende trabalhar com os demais agentes do setor, criando pontes e sinergias com as organizações congéneres. 


A bem dos nossos associados e dos profissionais das artes visuais, a SOS ARTE PT irá apresentar, numa primeira fase do seu programa, um manual de “boas práticas” que tem em conta, não só os principais aspetos jurídicos desta área, mas também a criação da consciência ética que deve orientar os diferentes agentes deste setor. Não menos urgente será a criação do fundo de emergência que prestará pequenos apoios aos artistas em situação de necessidade extrema. 


Em paralelo com a sua principal missão foram programadas, ainda para este ano, a exposição O2, uma mostra, online e física, composta por obras de arte realizadas durante a Pandemia Covid-19; Conversas à quinta, sobre o estado das artes em Portugal e no Mundo; A mão, uma revista online de divulgação de projetos artísticos alternativos; Ateliers – estúdios temporários para artistas em de condições de trabalho difíceis; Eternal Forest – um projeto artístico de ação ambiental, e ainda A-Z – uma base de dados online de artistas visuais.


Neste tempo de especial incerteza e fragilidade, a SOS ARTE PT apresenta-se à sociedade civil como uma associação instrumental e necessária, apelando à união dos artistas visuais em Portugal, ao diálogo e à cooperação institucional, com o objetivo de contribuir para a consciencialização do papel fulcral dos artistas na sociedade contemporânea. 


MARGARIDA SARDINHA


Presidente da Direção


Lisboa, 20 de janeiro, 2021

https://sosartept.wordpress.com/  [desativado]

Comentários

Destaques