O que é o movimento SOS ARTE PT?


Alto do Parque Eduardo VII


Lisboa, 2 de abril de 2020

MANIFESTO

1. Nome: SOS ARTE PT

2. Quem pode pertencer a este movimento: profissionais das artes, incluindo criadores, críticos, curadores, produtores, historiadores, professores e gestores culturais.

3. Quais os objetivos do movimento: 

3.1—Promover o reconhecimento da importância económica, social, educativa e cultural da atividade artística, defendendo e respeitando os interesses económicos, profissionais e sociais dos seus intervenientes, nomeadamente através da criação de um Fundo de Emergência. 

3.2—Responder aos impactos da pandemia Covid-19 na atividade artística, nomeadamente através dum plano de auxílio aos protagonistas mais duramente atingidos por esta crise, criando Círculos de Proteção que identificam os principais estrangulamentos da atividade cultural. Estes círculos subdividem-se em categorias: 

A) círculos conceptuais: 
— analítico (observa a atividade do movimento e produz sínteses)
— existencial (reune as pessoas interesssadas numa abordagem filosófica da crise)
— económico (desenvolve estratégias de resposta económica à emergência e ao quadro sócio-cultural pós-pandémico)
— institucional (desenvolve estratégias de articulação e cooperação com entidades públicas e privadas)
— pedagógico (organiza pontes entre artistas e públicos)
— experimental (desenvolve cenários pós-crise)
— produtivo (reorganiza a atividade artística durante a crise)

4. Âmbito geográfico: nacional

5. Quem são os fundadores: todos os que subscreverem o presente documento até ao fim do mês de abril de 2020.

6. A quem cabe a gestão do movimento: a um grupo de pessoas, de dimensão variável, que assume a responsabilidade de desenvolver as discussões e ações necessárias à consolidação do movimento SOS ARTE PT.

7. Programa de Ação, primeiras sete medidas:

7.1 Criação dum Fundo de Emergência destinado a apoiar os artistas e outros profissionais de arte mais duramente atingidos pelos efeitos económicos, profissionais e sociais da pandemia; 
7.2 Reajustamento do Plano Nacional das Artes por forma a que o objetivo de tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos ultrapasse os impactos extremamente negativos da pandemia COVID-19 sobre a sociedade em geral, e sobre a Cultura em particular; 
7.3 Criação de um Site destinado à recolha e tratamento da informação relativa aos programas de apoio às artes na presente emergência, quer no setor público, quer no setor privado;
7.4 Promover uma exposição on line com o título “100 dias de quarentena”, resultante da aquisição de 100 obras de arte a 100 artistas portugueses ou residentes em Portugal, selecionadas por um júri independente, do qual este movimento fará parte. As obras desta exposição serão adquiridas diretamente aos artistas ou a quem os represente;
7.5 Lançamento da “Bolsa de Ateliês 3.6.9” — uma plataforma on line de procura e oferta temporária de estúdios para artistas, a custo zero (por períodos de 3, 6 e 9 meses) em espaços habitacionais, comerciais e industriais;
7.6 Promover, em colaboração com as galerias de arte portuguesas, uma Feira de Arte Online.
7.7 Estabelecer redes de contacto e parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras que partilhem os mesmos objetivos.

(Atualizado em 8/4/2020 e 14/6/2020)

LINKS

Blogger
https://sosartept.blogspot.com/

Facebook
https://www.facebook.com/pg/sosartept/posts/?ref=page_internal

Email
sos.arte.pt@gmail.com

Créditos: Rita Busmester, foto publicada no seu Instagram, 2020


Comentários

  1. Iniciativa importante e imprescindível.
    Tem existido demasiada conformidade em relação a ditames públicos.
    Os interessados (todos nós) temos uma ou mais palavras a dizer, sobre a nossa particular condição.

    No campo fiscal, posso acrescentar que a SNBA, ao longo de anos, tem proposto alterações benéficas para os artistas através das suas Direcções, tentando obstar a actuação das Finanças, pouco flexível em geral e não conveniente aos artistas.
    Mas como realço e julgo que vai no sentido da proposta, há mesmo muito trabalho a fazer.
    Saudações artísticas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Jaime, gostaríamos muito de contar com a tua presença entre os fundadores. Gostaríamos de poder contar também com a disseminação desta iniciativa entre os sócios da SNBA. E, por fim, gostaríamos de ver a Sociedade Nacional de Belas Artes associar-se a esta iniciativa da forma que considerar mais apropriada. Saudações!

      Eliminar
  2. Aderi ao movimento logo quando soube da sua existência. É necessário há muito tempo. É tempo de se perceber que os Artistas precisam de ser respeitados e apoiados, e quando digo apoiados, não estou a falar de subsídios. Estou a falar de mais respeito dos politicos pelos criativos que não são todos figuras de ostentação (quando lhes interessa),mas sim dar-lhes condições de trabalho e segurança .

    ResponderEliminar
  3. Concordo Os politicos tem que entender que a Arte faz parte da Economia e portanto deverao respeitar e considerala no dia a dia os agentes economicos deverao entender que trabalhar com artistas torna tudo mais fácil e será sempre uma mais valia para o Mundo. O dinheiro é gratidão por todos os que trabalham para um bem comum, nao alimento para egoistas e ganaciosos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Será lido e respondido tão cedo quanto nos for possível.

Destaques