Toda a carta tem resposta



Comunicado SOS ARTE PT.

➖ O movimento SOS ARTE PT, criado no princípio do mês de abril, manifestou hoje profunda perplexidade perante o silêncio do Ministério da Cultura.

➖ O movimento constata que não só não foram tomadas medidas que resolvam verdadeiramente a situação de emergência que vivem milhares de artistas e profissionais das artes, como não foi criado um fundo de emergência conforme exigido por várias estruturas e entidades, entre as quais o SOS ARTE PT, como ainda, incompreensivelmente, tardam em sair os resultados do apoio extra anunciado pela DGArtes.

➖ Os resultados de outros fundos criados por entidades várias, alguns mesmo depois do apoio da DGArtes, têm os seus resultados conhecidos há semanas, como o da Fundação C. Gulbenkian.

➖ Acresce a tudo isto, que não se vislumbra qualquer vontade de diálogo por parte da Ministra da Cultura, uma vez que o pedido de reunião solicitado já por duas vezes não mereceu qualquer resposta. Ora, todas as cartas merecem resposta.

➖ A cidadania também se faz de estruturas orgânicas, informais, mas legítimas e que representam direta e indiretamente milhares de artistas, de professores, curadores, historiadores que tiveram a sua vida profundamente afectada nestas últimas semanas. O nosso movimento é uma estrutura assim que tem 600 fundadores e representa milhares de artistas e profissionais das artes.

➖ Independente dessa posição incompreensível do Ministério da Cultura, o movimento informa que irá prosseguir com a mesma determinação, agregando e ouvindo o setor e outras forças de pensamento, partilhando posições e procurando encontrar soluções.

➖ As conversas SOS ARTE PT, o lançamento da 'open call' para a exposição Sem Limites, a apresentação em breve do projeto Ateliês 3,6,9 e de um Helpdesk para ajudar os artistas a vencer a barreira da burocracia, são algumas dessas formas.

09.05.2020
SOS ARTE PT

Comentários

Destaques