Comunicado de imprensa, 03/04/2020
Na sequência de várias trocas de mensagens, desenvolvidas por artistas, designers, curadores, produtores e gestores culturais, através do WhatsApp, bem como de reuniões online iniciadas em 22 de março, Ana Fonseca, António Cerveira Pinto, Carlos Moura-Carvalho, Fernando Pina, Fernando Ribeiro, Manuel Casimiro, Regina Frank, Rodrigo Bettencourt Câmara, Thuy Tiên de Oliveira e Valentim Quaresma decidiram lançar um movimento de resistência aos efeitos mais perversos da crise económica, social e cultural provocada pela pandemia da Covid-19, com especial ênfase no universo vasto das chamadas artes visuais. Este movimento, chamado SOS ARTE PT, irá, assim que as circunstâncias o permitam, transformar-se numa associação cultural. Os assuntos são agora urgentes, mas os desafios da pandemia serão duros e prolongados. Justifica-se, assim, uma ampla congregação de esforços para a defesa da cultura artística no nosso país e no mundo.
Em reunião online de 1 de abril de 2020, os signatários aprovaram o documento que se transcreve e decidiram prosseguir todas as ações neste inscritas.
MANIFESTO
1. Nome: SOS ARTE PT
2. Quem pode pertencer a este movimento: profissionais das artes, incluindo criadores, críticos, curadores, produtores, historiadores, professores e gestores culturais.
3. Quais os objetivos do movimento:
3.1—Promover o reconhecimento da importância económica, social, educativa e cultural da atividade artística, defendendo e respeitando os interesses económicos, profissionais e sociais dos seus intervenientes, nomeadamente através da criação do Fundo SOS ARTE PT.
3.2—Responder aos impactos da pandemia Covid-19 na atividade artística, nomeadamente através dum plano de auxílio aos protagonistas mais duramente atingidos por esta crise, criando Círculos de Proteção que identificam os principais estrangulamentos da atividade cultural. Estes círculos subdividem-se em categorias:
A) círculos conceptuais: criação e crítica, produção, educação e receção estética, conservação, historiografia e museologia, curadoria;
B) círculos geográficos;
C) círculos geracionais;
D) círculos de género.
4. Âmbito geográfico: nacional
5. Quem são os fundadores: todos os que subscreverem o presente documento até ao fim do mês de abril de 2020.
6. A quem cabe a gestão do movimento: a um grupo de 9 a 15 pessoas que assumirão a responsabilidade de desenvolver as discussões e ações necessárias à consolidação do movimento SOS ARTE PT. Para já são: Ana Fonseca, António Cerveira Pinto, Carlos Moura-Carvalho, Fátima Lambert, Fernando Ribeiro, Fernando Pina, Manuel Casimiro, Regina Frank, Rodrigo Bettencourt Câmara, Thuy Tien e Valentim Quaresma.
7. Programa de Ação, primeiras cinco medidas:
7.1 Criação do Fundo SOS ARTE PT, que aglutine financiamentos públicos e privados que ajudem a garantir proteção social a todos os profissionais das artes durante o período de impossibilidade de realização de exposições, performances, conferências e outro tipo de atividades;
7.2 Reajustamento da estratégia do Plano Nacional das Artes por forma a, de imediato, integrar atividades adaptadas à nova realidade que vivemos, recorrendo a profissionais das artes que tenham visto cessar as suas atividades e empregos por causa da Covid-19;
7.3 Propor ao Governo que sejam aglutinados numa única Plataforma/Site todas as propostas e mapeamentos das várias organizações, universidades, fundações, associações e movimentos das artes que tenham sido efectuados e a efectuar, sendo desenvolvidos procedimentos de audição e participação com essas entidades, tendo em vista uma eficaz e abrangente recolha e tratamento da informação. Essa plataforma deverá estar sob a alçada das áreas da economia, incluindo estatística, e da cultura.
7.4 Promover uma exposição online, a que demos o título “100 dias de quarentena” — 100 dias, 100 artistas, 100 obras. As obras reunidas formarão parte do futuro Fundo SOS ARTE PT.
7.5 Lançamento da Bolsa de Ateliers 3.6.9 — uma plataforma online de procura e oferta temporária de estúdios para artistas, a custo zero (por períodos de 3, 6 e 9 meses)
Email
sos.arte.pt@gmail.com
Telefones (só para esclarecimentos à imprensa)
António Cerveira Pinto 965 416 370 [em particular, os pontos: 7.4 e 7.5 do programa de ação]
Carlos Moura-Carvalho 937 604 855 [em particular, os pontos: 7.1, 7.2 e 7.3 do programa de ação]
Subscrevo
ResponderEliminarA proposta é consequente e abrangente
Eliminar